Usuários on line: 12  



Voltar aos Livros


Capítulos: -1 -2 -3 -4 -5 -6 -7 -8 -9 -10 -11 -12 -13 -14 -15 -16 -17 -18 -19 -20 -21 -22 -23 -24

Você está lendo: Novo Testamento

Evangelho Segundo São Lucas 11

Jesus ensina a rezar. 1 Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos lhe pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar como João ensinou a seus discípulos”. 2 Ele lhes disse: “Quando rezardes, dizei:
Pai, santificado seja o teu nome,
venha o teu Reino.
3 Dá-nos cada dia o pão necessário ;
4 perdoa-nos os nossos pecados,
pois também nós perdoamos
a todos que nos ofenderam,
e não nos deixes cair em tentação”.
Pedir com perseverança. 5 Jesus acrescentou: “Se algum de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 pois um amigo meu chegou de viagem e não tenho nada para oferecer’, 7 e ele responder lá de dentro: ‘Não me incomodes, a porta já está fechada e eu e meus filhos já estamos deitados; não posso me levantar para te dar os pães’. 8 Eu vos digo: Se ele não se levantar e não lhe der os pães por ser seu amigo, ao menos se levantará por causa do incômodo e lhe dará quantos necessitar.
Pedir com confiança. 9 Digo-vos, pois: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos abrirão. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, se abre. 11 Que pai dentre vós dará uma pedra a seu filho que pede um pão? Ou lhe dará uma cobra se ele pedir um peixe? Ou se pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13 Se, pois, vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que pedirem!”
Jesus e Belzebu. 14 Jesus expulsava um demônio , que era mudo. Assim que o demônio saiu, o mudo falou. As multidões ficaram admiradas, 15 mas alguns disseram: “Ele expulsa os demônios pelo poder de Belzebu, o chefe dos demônios”. 16 E outros, para o testar, pediam-lhe um sinal do céu.
17 Conhecendo os seus pensamentos, Jesus disse: “Todo reino dividido contra si mesmo acaba em ruína, e as casas caem umas sobre as outras. 18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como se manterá o seu reino? Vós dizeis que expulso os demônios por Belzebu. 19 Se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que expulso os demônios, então o reino de Deus chegou até vós.
21 Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os bens estão seguros. 22 Mas se chega um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e divide os bens que tomou.
23 Quem não está comigo, está contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha.
24 Quando um espírito impuro sai de uma pessoa, anda por lugares áridos, em busca de repouso. Não o achando, diz: ‘Voltarei para minha casa, de onde saí’. 25 Quando chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26 Vai então e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. Eles entram e se instalam ali. E a última situação daquela pessoa se torna pior do que a primeira”.
A verdadeira felicidade. 27 Enquanto assim falava, uma mulher levantou a voz do meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram!” 28 Mas Jesus respondeu: “Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
O sinal de Jonas. 29 Aumentando a multidão, Jesus começou a falar: “Esta gente é má. Pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas. 30 Pois assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração.
31 No dia do juízo, a Rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está alguém maior do que Salomão.
32 Os ninivitas se levantarão no juízo contra esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas, e aqui está alguém maior do que Jonas.
Ser luz para os outros. 33 Ninguém acende uma lâmpada e a põe num canto escondido, nem debaixo de uma vasilha, mas sobre um candelabro, para que os que entram vejam a luz.
34 O teu olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho for sadio, todo o corpo ficará iluminado; se for doente, também o corpo estará no escuro.
35 Cuida, pois, que a luz que está em ti não seja escuridão. 36 Porque, se todo o corpo estiver iluminado e não houver parte escura, todo ele brilhará como uma lâmpada, quando te ilumina de vivo esplendor”.
Hipocrisia dos escribas e fariseus. 37 Enquanto falava, um fariseu o convidou para jantar em sua companhia. Jesus entrou e se pôs à mesa. 38 O fariseu se admirou ao ver que ele não tinha se lavado antes de comer. 39 O Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, limpais a taça e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!
40 Insensatos! Por acaso quem fez o exterior também não fez o interior? 41 Dai antes de esmola as coisas de dentro, e tudo será limpo para vós.
42 Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da menta e da arruda e de todo legume , mas negligenciais a justiça e o amor de Deus! É isso que é necessário, sem omitir aquilo.
43 Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas!
44 Ai de vós que sois como sepulturas camufladas, sobre as quais a gente pisa sem o saber!”
45 Tomando a palavra, um doutor da Lei lhe disse: “Mestre, falando assim, ofendes também a nós”. 46 E Jesus disse: “Ai de vós também, doutores da Lei, que lançais pesadas cargas sobre os outros enquanto vós mesmos nem com um dedo as tocais!
47 Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas que, aliás, vossos pais mataram!
48 Vós mesmos servis assim de testemunhas e aprovais a obra de vossos pais, porque em verdade eles os mataram, mas sois vós que edificais.
49 Por isso a Sabedoria de Deus disse: ‘Vou enviar-lhes profetas e apóstolos; matarão alguns e perseguirão a outros’. 50 É para que desta geração sejam pedidas contas do sangue de todos os profetas, derramado desde o princípio do mundo, 51 a começar do sangue de Abel até o sangue de Zacarias, assassinado entre o altar e o santuário ; sim, eu vos asseguro que serão pedidas contas desta geração.
52 Ai de vós, doutores da Lei, que vos apoderastes da chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que desejavam entrar”.
53 Depois que Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a importuná-lo muito e acossá-lo com muitas perguntas. 54 Armavam-lhe ciladas e procuravam surpreendê-lo em alguma palavra de sua boca.

Capítulos: -1 -2 -3 -4 -5 -6 -7 -8 -9 -10 -11 -12 -13 -14 -15 -16 -17 -18 -19 -20 -21 -22 -23 -24

 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - www.almasdopurgatorio.com.br
Criação desenvolvimento produção e reestruturação de sites e portais de conteúdo. Desenvolvemos lojas virtuais com meios de pagamento por boleto bancário. Temos servidores Windows, Linux e Servidores de Multimídia. Somos especializados em portais de conteúdo e sites dinâmicos. Você mesmo manterá atualizado o conteúdo de seu site. Valinhos - Campinas - Vinhedo - São Paulo